Unifor inaugura Laboratório de Inovação e Prototipagem


Evento acontecerá dia 26 de agosto no Teatro Celina Queiroz com posterior visita às instalações do laboratório no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).
O LIP tem como principal intuito abrigar o desenvolvimento de trabalhos entre diferentes áreas de conhecimento, instigando soluções geradas a partir de uma criação mais informal (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Universidade de Fortaleza inaugura neste sábado, 26 de agosto, o Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). O evento terá início às 9h30, no Teatro Celina Queiroz, e contará com a presença da professora Gabriela Celani, criadora do Laboratório de Automação e Prototipagem (Lapac) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – o primeiro do gênero no país – e da coordenadora do projeto, professora Clarissa Ribeiro.

O LIP foi idealizado pela diretoria do CCT, com suporte da Assessoria Pedagógica e projetado pela professora Clarissa Ribeiro, para dar suporte ao desenvolvimento de trabalhos colaborativos com vista à inovação por meio da construção de parcerias dentro e fora do campus, envolvendo estudantes e professores. “A ideia é assegurar a livre circulação de ideias e aplicar metodologias ativas que fujam do modelo tradicional de sala de aula. O laboratório também tem o objetivo de promover a integração entre cursos, além da comunicação entre a ciência, a tecnologia e a arte”, ressalta a coordenadora do projeto.

O LIP conta com o Laboratório de Prototipagem (LAP) para construção de protótipos mais simples e acabamento, instalado na sala I-18, além da infraestrutura da sala I-17, que inclui modeladoras e impressoras 3D, kits para projetos com computação física e robótica e espaço de trabalho com estações com suporte para reuniões em grupo e lousas interativas permitem dinamizar as discussões sobre projetos e a troca eficiente de informações, explica o técnico Anderson Marques, responsável pelo espaço e equipamentos.

A coordenadora do projeto afirma que o LIP nasceu a partir da integração bem sucedida de alunos de diferentes cursos no Dia T, evento que reúne trabalhos de estudantes dos cursos do CCT, e comenta que essa integração ainda é um dos focos do laboratório. A experiência piloto foi realizada em parceria com o professor Rodrigo Paulino e envolveu alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Controle e Automação. “O LIP cria ambiente que estimula a colaboração entre as áreas e facilita o acesso às tecnologias e ferramentas para prototipagens. Dessa forma, ele permite testar protótipos no mundo real e, assim, inovar a partir dessa ideia do diálogo entre áreas afins”, conclui.

O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor, professor Jackson Sávio de Vasconcelos, afirma que o LIP será espaço de experimentação e inovação, a fim de proporcionar metodologias ativas aos alunos do CCT. “O que precisamos hoje é de um profissional que acima de tudo seja capaz de gerenciar o seu conhecimento e, a partir disso, construir iniciativas inovadoras. Com isso, nós teremos um profissional desejado pelo mercado. Um profissional diferenciado e que, aonde ele for, fará a diferença, porque ele estará preparado para inovar, para criar, para pensar fora da caixa”, acentua o professor.

Programação completa
Data: 26/08
9h30 – 10h30 – Palestra da Profª Drª Gabriela Celani, criadora do Laboratório de Automação e Prototipagem (Lapac) – Teatro Celina Queiroz
10h30 – 11h – Apresentação do LIP pela coordenadora Clarissa Ribeiro – Teatro Celina Queiroz
11h – Visita ao LIP e exposição de trabalhos desenvolvidos do CCT – Sala I-17
Mais informações: (85) 3477.3388

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *