A ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Unifor e possui funcionalidades que oferecem importantes informações para os ciclistas.
Através do BoraPedalar, os ciclistas podem obter informações sobre as melhores rotas, obras na cidade, bicicletário e até mesmo oficinas especializadas (Foto: Prefeitura de Fortaleza)
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Gestão Cicloviária da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, lançou na manhã desta sexta-feira (18), o aplicativo BoraPedalar. A ferramenta, já disponível para Android, tem perfil colaborativo e possui várias funcionalidades que atendem a demanda dos ciclistas da cidade. Pelo BoraPedalar, usuários conhecem as melhores rotas, se informam sobre obras, bicicletários, paraciclos, e até sobre a presença de oficinas especializadas em caso de alguma emergência com a bicicleta.
“No aplicativo, a malha viária está toda atualizada e foi uma demanda dos usuários ter uma rede de informações para quem usa a bicicleta no seu dia a dia. Esse pacote é inicial, estamos entrando em contato com todas as empresas que prestam serviço aos ciclistas para irmos atualizando o aplicativo e as pessoas também podem informar, já que o perfil da ferramenta é colaborativo”, explicou Luiz Sabóia, secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos. A partir do dia 31, o aplicativo também estará disponível para iOS.
A ferramenta é resultado de uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin). Seguindo as diretrizes de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil, o aplicativo integra os demais sistemas públicos que estimulam o uso da bicicleta de forma urbana, como o Mini Bicicletar, Bicicleta Integrada e o Bicicletar. “Com a implantação das políticas públicas voltadas aos ciclistas, nós conseguimos reduzir em 57%, a morte dos usuários na nossa Cidade em 2016. É uma aposta inteligente e saudável que continuará sendo prioridade durante a nossa gestão”, destacou o Prefeito Roberto Cláudio.
Fortaleza conta hoje com de 214 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Entre as próximas ações, estão a implantação de uma ciclofaixa na Vila Manoel Sátiro e outra na Avenida Leste-Oeste. Fortaleza terá ainda, a primeira ciclovia de referência do Pais. O programa piloto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, tem como objetivo incorporar a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes locais nos projetos e ações de mobilidade urbana no Brasil, associada à promoção da melhoria do transporte público e do transporte não motorizado, principalmente nas médias e grandes cidades do País.
As vias selecionadas para execução do projeto modelo do Programa Baixo Carbono são as avenidas Coronel Carvalho e Av. Radialista José Lima Verde. Com extensão total de aproximadamente 5 Km, as duas avenidas cortam os bairros Barra do Ceará, Jardim Iracema, Floresta e Padre Andrade. “Faremos um projeto bem elaborado, com especialistas internacionais, para que essa ciclovia sirva de base para a política cicloviária para o Brasil”, ressaltou o gestor.