Exposição acontece na Casa de Cultura de Sobral e reúne 60 obras de artistas brasileiros e estrangeiros e que compõem uma das mais importantes coleções de arte do Brasil.
Os alunos da educação infantil da rede pública de Sobral conheceram 60 obras de consagrados nomes nacionais e internacionais das artes plásticas (Foto: Divulgação)
Durante todo o mês de agosto a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”, que está instalada na Casa de Cultura de Sobral, recebe a visita de turmas de alunos da rede pública municipal de educação. Os alunos participam de atividades no Espaço Educativo, ambiente criado especialmente pela curadoria da exposição para trabalhar a perspectiva da arte-educação com foco em professores e alunos da rede pública e privada de Sobral, possibilitando assim, melhor compreensão por parte de professores, estudantes e do público em geral. Esse trabalho já foi implantado com sucesso no Espaço Cultural Unifor, instalado no Campus da Unifor em Fortaleza, por meio de parcerias com escolas públicas e privadas, garantindo, inclusive, acesso gratuito à cultura a jovens da periferia de Fortaleza e do interior do Ceará, a partir de convênios com as secretarias de Educação do município e do Estado.
Ao todo foram 10 turmas com alunos da educação infantil da rede pública de Sobral, ensino fundamental I e II, totalizando 900 alunos. Além de participar de atividades educativas, os visitantes têm a oportunidade de conhecer sessenta obras dos principais artistas brasileiros e estrangeiros que compõem uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, pela primeira vez deslocada para uma cidade do interior do Ceará.
A exposição é uma realização da Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA). “Esta exposição objetiva apresentar um recorte da arte brasileira a partir de 1917 até os dias atuais, tornando acessível a contemplação de uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, pela primeira vez deslocada para uma cidade do interior do Ceará”, explica Max Perlingeiro, curador da mostra.
Max ressalta a forte vocação cultural de Sobral como aspecto diferenciado para abrigar essa importante exposição. Ele lembra que a cidade dispõe de dois importantes e representativos museus: o Dom José, com acervo de arte sacra dos mais relevantes do Brasil, e o Madi, uma doação dos artistas ligados ao movimento geométrico europeu e latino-americano. Além disso, o sítio urbano da cidade é tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“É uma satisfação enorme da Prefeitura de Sobral trazer uma exposição com esse gabarito para nossa cidade. É uma oportunidade única! Gostaria de agradecer à Fundação Edson Queiroz, que foi muito solícita conosco, por toda a colaboração e empenho”, destaca o prefeito Ivo Gomes. O vice-reitor de extensão da Unifor, professor Randal Pompeu, ressalta a relevância dessa exposição em Sobral, na medida em que se cumpre a missão da Unifor de democratizar o acesso às artes a cada vez mais pessoas, especialmente estudantes de escolas públicas e particulares, no sentido de aliar a arte e a cultura à educação, promovendo a atuação extramuros da Universidade. “Em razão da importância do acervo de artes visuais da Fundação Edson Queiroz, ficamos felizes em proporcionar sua apreciação pelos mais diversos públicos”, complementa.
Serviço:
“Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Realização: Fundação Edson Queiroz
Planejamento e organização: Pinakotheke Cultural
Iniciativa cultural: Prefeitura Municipal de Sobral
Curadoria: Max Perlingeiro
Período da exposição: de 19 de julho a 7 de outubro de 2017
Horário: Terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 16h às 20h
Casa de Cultura de Sobral – Av. Dom José 881, Centro, Sobral, Ceará
Mais informações: (88) 3611.3324 e (88) 3611.2275.