Campus Unifor recebe famílias em evento pró-amamentação


A “Hora do Mamaço Gamb” acontece no dia 20 de agosto, com ações para mães, bebês, gestantes e tentantes
A “Hora do Mamaço” é um vento que tem como missão promover grande sensibilização em prol da amamentação (Foto: Ares Soares/Unifor)

O leite materno é o alimento mais importante para o bebê durante os seus primeiros meses de vida. No leite materno, a criança também encontra anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Para a mulher, o aleitamento pode proteger contra o câncer de mama e de ovários. Além disso, a amamentação é capaz de ampliar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de oferecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

Com o objetivo de promover o aleitamento materno, o Grupo Amamentando seu Bebê (Gamb) realiza dia 20 de agosto a Hora do Mamaço, de 8h às 12h, na área verde do Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). Durante todo este mês, serão realizadas diversas ações de divulgação de benefícios da amamentação para o desenvolvimento do bebê, isso porque o Dia Mundial da Amamentação transcorreu em 1º de agosto. Cidades de mais de 120 países promovem a Hora do Mamaço. O tema da campanha de 2017 é “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos”.

Para a professora do curso de Enfermagem da Unifor Ana Márcia Bustamante de Morais, eventos como a Hora do Mamaço contribuem para despertar a importância do aleitamento materno. Ela afirma que a Unifor, além de acolher essas iniciativas em seu Campus Livre, também implementa outras ações, como o Programa de Atenção à Gestante, voltado para suas funcionárias. Coordenado pelo setor de Recursos Humanos da Universidade, esse programa realiza palestras e difunde orientações também sobre amamentação.

Outra iniciativa da Unifor nessa área é o Posto de Coleta de Leite Humano/Sala de Apoio à Amamentação, recém-inaugurado no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), em comemoração ao mês da amamentação. Coordenadora do PCLH, a professora Ana Márcia Bustamante explica que o Posto de Coleta Leite Humano promove o aleitamento materno e estimula a doação de leite humano para beneficiar bebês atendidos pela UTI neonatal do Hospital Geral de Fortaleza. “Além disso, o PCLH é responsável pela implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”, acrescenta.

Hora do Mamaço
A expressão “mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e, que originou depois, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”.

Uma das conquistas mais importantes da iniciativa “A Hora do Mamaço” no Brasil foi a contribuição para a aprovação da Lei nº 414/2015, que impede que estabelecimentos impeçam mulheres de amamentar em público em vários estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Sobre o Gamb
O Grupo Amamentando seu Bebê (Gamb) surgiu em 2003 com o desejo de Luana Sales de casar e ter filhos. “Desde o início da minha juventude, tive o desejo de viver a maternidade e de amamentar, sempre pensando em ajudar outras mulheres que não tiveram a oportunidade de viver família e que apresentavam dificuldades na maternidade”, ressalta Luana Sales, Enfermeira  Neonatologista, Laserterapeuta e Consultora em Aleitamento Materno.

Confira a programação completa:

8h – Piquenique para famílias

8h30 – Roda de conversa sobre gestação e parto, “E se” no parto domiciliar, com Kelly Brasil, parteira na tradição, doula e fundadora do Casa Flor de Luz.

8h30 – Roda de conversa sobre: o que é baby blues? Estou com depressão e não consigo pedir ajuda, com a psicóloga Francisca Vieira.

9h – Oficina e consultoria sobre amamentação, a importância da sucção para o desenvolvimento do bebê, como estimular a linguagem do seu bebê, a importância do bebê no processo de amamentação e como mensurar o peso, as curvas e padrões de crescimento com a enfermeira neonatologista, laserterapeuta, consultora em aleitamento materno, técnica em shantala e maternety coach Luana Sales, a pediatra Luana Nepomuceno e a fonoaudióloga Ana Cristina de Azevedo Souza Vieira.

9h30 – Oficina sobre como fazer automassagem e importância da drenagem linfática na gestação e puerpério para o aleitamento materno com a fisioterapeuta Juliana Pessoa.

10h – Oficina de nutrição materno infantil: Importância da alimentação materna saudável na gestação e puerpério e a influência no aleitamento materno e introdução alimentar com a nutricionista Nívea Cordeiro

10h – Oficina de atividades de inspiração Montessori com a pedagoga Lara Sales.

10h30 – Foto oficial “A Hora do Mamaço”.

10h40 – Consultoria de sling com Juliana Doula.

11h – Sorteio de brindes

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *