Cinco alunos com os melhores desempenhos de cada Centro de Ciências foram contemplados com a Bolsa Yolanda Queiroz.
Humberto Queiroz do CCT, Evilene Abreu do CCS, João Pedro Ribeiro do CCG, Jamila Serpa do CCJ e Tiago Rousselet representando os cursos da Graduação Tecnológica (Foto: Ares Soares/Unifor )
Já diz um ditado popular: “estudar é fortalecer asas para voar”. A frase traz uma metáfora que define bem alguns alunos graduados no semestre 2017.1. Isso porque a Unifor contempla, tradicionalmente, cinco alunos em todo final de semestre com bolsa de estudos integral para qualquer curso de pós-graduação da Universidade. Para ter direito à Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, o aluno precisa ter a maior Performance Média Global (PMG) do seu Centro de Ciências, divididos entre Tecnológicas, Saúde, Jurídicas e Comunicação e Gestão, além de um aluno da Graduação Tecnológica.
No mundo universitário, é preciso saber exatamente o que quer. E traçar metas é a melhor estratégia para alcançar esses objetivos. Dentre tantos caminhos, há um principal e indispensável: o estudo. A arte de estudar leva o aluno universitário a alcançar patamares ainda mais altos e foi isso que esses cinco alunos fizeram, não perderam tempo e se empenharam em utilizar os benefícios que o ensino universitário oferece.
No Centro de Ciências Tecnológicas, por exemplo, o aluno Humberto Queiroz, de Engenharia de Produção, recebeu uma grande bonificação por todo seu esforço durante seus oito semestres de curso. Quando iniciou na Unifor, Humberto já trabalhava e, por isso, buscava sempre dedicar seu tempo livre aos estudos, isso implicava também em estudar nos finais de semana. Ele conta que, para se organizar, criou cronograma de estudos com todos os assuntos a serem estudados. “Não foi fácil conciliar os estudos com a família, amigos e trabalho, mas, a partir do momento que transformei meus estudos em rotina, eles passaram a fazer parte de todos esses pontos da minha vida, sendo, então, prioridade”, afirma Humberto, que pretende cursar agora MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócios.
O destaque do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão é o aluno João Pedro Ribeiro, do curso de Jornalismo. Ele relata que foi muito difícil conciliar os estudos com a família, amigos e trabalho, principalmente em semestres mais “atribulados”. Estagiário da TV Unifor desde os primeiros semestres do seu curso, nunca teve aquela tarde livre, obrigando-o a estudar a noite, uma dificuldade a mais para ele. “Sempre gostei de ficar com a minha família e meus amigos, então, em algumas situações, me via entre a cruz e a espada. Não foi fácil, mas valeu a pena. Meus professores e familiares me incentivaram muito durante a minha trajetória acadêmica. Espero continuar crescendo”, salienta.
No caso do Centro de Ciências Jurídicas (curso de Direito), a aluna Jamila Serpa foi a beneficiada. No início da graduação, ela não tinha como meta ser uma das cinco melhores alunas da Unifor por medo de reprovar algumas disciplinas e perder o seu financiamento estudantil, mas ao longo dos semestres ela percebeu que sua PMG estava sempre aumentando. A partir de então começou a focar neste resultado. “Para aqueles que almejam alcançar esse prêmio, recomendo que mantenham o foco nos estudos e que estejam determinados, assim como estudar diariamente, pois requer esforço e dedicação diária para com os estudos”, orienta a aluna, que deseja cursar Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.
O vice-reitor de graduação da Unifor, professor Henrique Sá, considera a bolsa reconhecimento do mérito dos alunos, mas também é um fator motivador do estudo, pois a Pós-graduação garante ao aluno maior espaço no mercado de trabalho. “A meu ver, a bolsa funciona como uma celebração do compromisso com a qualidade do estudo. Quando a gente homenageia o melhor aluno do centro, na verdade, a gente está reconhecendo o trabalho de todos os alunos daquele centro”, ressalta o vice-reitor sobre a importância da rotina de estudos na vida acadêmica.
Para a vice-reitora de Pós-Graduação da Unifor, professora Lilia Sales, a bolsa Yolanda Queiroz reconhece o mérito do aluno pelos caminhos que percorreu ao longo de toda graduação. “É uma forma de dizermos parabéns por tudo que o aluno alcançou e o fazermos acreditar que siga em frente, pois assim ele irá longe”, acentua.