Ceará ganha programa de tratamento pioneiro no Norte/Nordeste


O médico João Henrique Freitas, aluno do Mestrado em Saúde Coletiva da Unifor, está a frente do projeto que busca auxiliar a recuperação de crianças e adolescentes com incontinência fecal.
O médico João Henrique Freitas, sua equipe e o primeiro paciente beneficiado, acompanhado mãe. O tratamento funciona no Núcleo Especializado Infantil da Incontinênia Fecal, do Albert Sabin. (Foto: Ares Soares/Unifor)

A incontinência fecal é a incapacidade do organismo de controlar a eliminação das fezes, algo que, além de representar um problema de saúde, pode trazer grandes danos psicológicos para os acometidos. Pensando em criar algo que fosse efetivo para o tratamento, o cirurgião pediatra e aluno do Mestrado em Saúde Coletiva da Pós-Unifor, João Henrique Feitas Colares, trouxe para o Nordeste o “Programa Manejo do Cólon”, método inovador que conheceu enquanto estagiou em um hospital na cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos.

O projeto está em funcionamento no Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal, NETIIF, do hospital Albert Sabin, o segundo do país a ter esse modelo de tratamento. O método consiste na aplicação de clisteres, ou seja, a injeção de uma solução líquida salina no reto da criança ou adolescente, além de fibras hidrossolúveis e laxantes. Todo o processo é realizado com tecnologia de baixo custo e consegue ser eficaz em 95% dos casos.

“Trabalhamos com uma equipe extremamente dedicada e multidisciplinar, com enfermeiras, nutricionistas, psicólogos e cirurgião pediátrico. Todo o esforço é necessário para que os resultados positivos sejam alcançados”, explica João Henrique, que, desde sua graduação, almejou trabalhar com algo que tivesse um impacto positivo em crianças e adolescentes com incontinência fecal. Para ele, o apoio que recebeu da Pós-Unifor foi fundamental para que fosse dada continuidade ao seu projeto. “É muito gratificante trabalhar com isto. Foi um sonho que se realizou. Eu e minha equipe realmente somos ‘lideranças que transformam’”, finaliza o cirurgião pediatra.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mirna Frota, considera que a realização de projetos como este são importantes, pois não estão limitados apenas ao campo da pesquisa, mas também estimulam os alunos a colocar em prática o que estudam. “É muito satisfatório ver que pesquisas como esta estão dando retorno para a sociedade. O João Henrique não só está aplicando uma nova forma de tratamento, como também, junto com sua equipe, está oferecendo um excelente atendimento para todas as famílias”, explica a coordenadora

Serviço
Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal, NETIIF
Local: Hospital Albert Sabin
Endereço: Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União
Telefone: 3101.4247

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *