Universidade participa de missão para conhecer iniciativas na área de tecnologia


O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Vasco Furtado, representou a Unifor em visita à UFMG. A visita teve como principal intuito conhecer os investimentos da UFMG na área de ciência, tecnologia e inovação
Foca Lisboa/UFMG
O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), professor Vasco Furtado, visitou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em agosto para conhecer os investimentos da universidade em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Representantes de outras instituições cearenses que atuam no campo da ciência, da tecnologia e da inovação também participaram.
A comitiva visitou a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e, em seguida, o BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte, do qual a UFMG é sócia-fundadora.
A missão foi recebida por Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, Ado Jorio, pró-reitor de Pesquisa, e Juliana Crepalde, coordenadora geral da CTIT. “Eles montaram essa missão para entender como a UFMG lida institucionalmente com as questões de propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia”, explicou Ado Jorio.
Vasco Furtado destacou que a visita foi benéfica para continuar desenvolvendo o setor de inovação da Unifor. “Percebemos que temos estruturado nosso setor de forma similar ao da UFMG. A Unifor está no caminho certo ao estruturar sua inovação e ao realizar parceria com empresas, mas temos um caminho ainda a percorrer, principalmente fazer com que nossos professores submetam mais patentes e que essas patentes sejam comercializadas, gerando frutos para a universidade”, afirmou.
A vice-reitora da UFMG garantiu que a instituição fará o que estiver ao seu alcance para ajudar outras universidades e sistemas do país a desenvolver seus investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação. “Momentos de crise como o atual demandam que façamos esse movimento de nos unirmos. O investimento nessas áreas precisa ser uma política de Estado, não de governo”, explicou.
“Para nós, é uma grande satisfação poder compartilhar com essas instituições o que estamos fazendo. Essa união é muito importante, pois temos um objetivo comum, que é contribuir para a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação em nosso país”, ressaltou Sandra Almeida, lembrando que o estado do Ceará se destaca na área de educação.
Francisco Carvalho, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), explicou o motivo dos representantes irem em missão, e não separadamente: “Optamos por vir em grupo para captar melhor a conhecida excelência da UFMG. Desta forma, estamos buscando planejar juntos formas de aplicar esse conhecimento em nossa região. Temos aqui representações que alcançam todo o estado do Ceará”, afirmou.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *