Coletânea de livros digitais sobre empreendedorismo é lançada


A coleção foi criada pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor, e está disponível para alunos, ex-alunos e professores.
A coletânea, cujas temáticas englobam inovação e finanças, está disponível na Biblioteca Virtual da Unifor para toda a comunidade a acadêmica (Foto: Ares Soares/Unifor )

A Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), lança a coleção Unifor Business Experience, coletânea de 10 livros totalmente digitais que têm o objetivo de auxiliar toda a comunidade acadêmica a entender os principais temas de gestão. Com linguagem prática e simples, a coletânea é voltada para pessoas que desejam iniciar um empreendimento e não sabem por onde começar.

Uma pessoa que possui a vontade de abrir o próprio negócio se depara com inúmeros questionamentos, dentre os quais se destacam: que tipo de negócio deve empreender, como conseguir recursos, se empreender é o melhor caminho a seguir, que competências deve desenvolver para gerir cada negócio com sucesso. “São, enfim, questões que permeiam a vida do futuro empreendedor que encontra no cenário atual incentivos para iniciar a atividade empreendedora”, pontua o professor Rogério Barros, coordenador do EGES.

A coleção, inicialmente direcionada ao apoio gerencial, tem em sua essência a noção de que empresas são entidades que exigem a união de recursos em prol de determinados objetivos, sendo de vital importância postura alicerçada na otimização desses recursos. Nesse sentido, o conteúdo dos e-books tem o propósito de atuar como coadjuvante no cotidiano empresarial, municiando empreendedores na tarefa de criar e gerir empresas. Os conteúdos expõem ações a serem desempenhadas com a finalidade de se atingir performances eficientes e eficazes.

Os livros foram divididos em 10 macroáreas, sendo autores de todos eles professores da Unifor. Entre essas macroáreas, estão: inovação, finanças, planejamento tributário, localização de negócios, planejamento estratégico, economia reversa, marketing, gerência de recursos humanos, dentre outras. Os livros estão disponíveis na biblioteca virtual da Unifor, possibilitando todos os alunos e ex-alunos a acessar gratuitamente o conteúdo da coletânea por meio do Unifor Online, sistema de intranet da Universidade. O projeto levou 18 meses, incluindo curadoria, escolha dos temas e produção da coletânea. Para o professor Rogério Barros, o lançamento da coletânea é muito importante ao corpo docente, pois é um reconhecimento validado pela Universidade e à disposição de milhares de pessoas.

“É uma coleção que tende a ser muito interessante, pois beneficia tanto os professores que participaram em produzir os conteúdos como os demais interessados nas temáticas. É um reconhecimento para os nossos professores, depois de tantos anos de estudo, pesquisa e vivências em cada tema terem suas obras chanceladas pela Universidade de Fortaleza. Além disso o conteúdo dessa coletânea é apresentada de maneira prática, com exemplos locais, o que facilita a visualização e entendimento dos temas. Além disso, esse material também é usado em sala de aula e fica á disposição da comunidade acadêmica na plataforma digital da Unifor”, ressalta professor Rogério Barros.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *