Universidade lança projeto para orientar alunos do ensino médio


“Quero Ser Unifor” será lançado dia 31 de agosto, com oficina sobre o tema “Orientação Profissional: um desafio para a escola”.
A tradicional “Feira de Profissões” da Unifor contou com mais de 10 mil alunos inscritos em sua última edição, fator crucial para a criação da plataforma “Quero Ser Unifor” (Foto: Ares Soares/Unifor )

A escolha da carreira profissional pode não ser uma decisão fácil para os jovens. Fazem parte dessa definição diversas premissas que precisam ser muito bem analisadas, como o curso e a universidade, alinhando essas escolhas às habilidades e aptidões do aluno. Há, ainda, aqueles que preferem priorizar o salário e as perspectivas do mercado. Para ajudar os alunos e dar auxílio aos professores, gestores escolares e profissionais da área no momento de prestar essa orientação, a Universidade de Fortaleza lança o “Quero Ser Unifor”, projeto que consta de oficinas e palestras voltadas para esses públicos-alvo.

Sua criação foi necessária após a crescente visibilidade das edições da Feira de Profissões da Unifor. A última edição, realizada em maio de 2017, teve a inscrição de 10 mil alunos do ensino médio de Fortaleza e cidades próximas, tornando-se referência no estado. Para a professora Michele Galvão, assessora pedagógica da Vice Reitoria de Graduação, a demanda de relacionamento precisava ser ampliada. “Precisa durar o ano todo para que as escolas conheçam mais a Unifor e, sobretudo, para que os alunos de ensino médio tenham mais informações para fazer a melhor escolha profissional possível, alinhando habilidades e valores com aquilo que faz sentido para eles. Muitos têm dificuldades nesse momento de escolha profissional. Então, o Quero Ser Unifor é um projeto que dura o ano todo, que tem várias atividades”, frisa.

O “Compartilhando Saberes” é um dos programas do Quero Ser Unifor. Com atividades dedicadas a quem quer conhecer o campus da Unifor e ampliar a compreensão de assuntos importantes sobre os ensinos médio e superior, o programa apresentará oficina sobre o tema “Orientação Profissional: um desafio para a escola”, voltada para educadores e coordenadores pedagógicos que se veem diante do desafio de prestar orientação profissional. A oficina acontecerá dia 31 de agosto, de 8h30 às 11h30, na sala C4, e será ministrada pela professora Roberta Cavalcante, especialista em psicopedagogia. As inscrições podem ser feitas no site do projeto.

Outra atividade disponível para as escolas e que faz muito sucesso com o públicos-alvo é o programa “Justiça em Quadrinhos: uma forma divertida para falar sobre Direito”, por trazer abordagens diferentes de assuntos importantes e sérios para a sociedade. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas e ao projeto Cidadania Ativa, o programa traz a temática de séries conhecidas dos jovens, como Death Note, Liga da Justiça, Homem-Aranha e The Walking Dead, para discutir ética, direitos humanos, gênero e feminismo e trabalho em equipe. “A programação do Justiça em Quadrinhos pode ser solicitada pelas escolas. O professor Daniel Camurça e sua equipe de voluntários levam o projeto até os alunos, sem nenhum ônus para as escolas”, esclarece.

Caso a escola esteja desenvolvendo algum projeto especial e precise de suporte da Universidade, apoio de um facilitador ou colaboração na feira interna de profissões, a Unifor dispõe do programa Projetos Especiais. A demanda é encaminhada à Vice-Reitoria de Graduação via email ([email protected]) e o setor de Relacionamento com o Ensino Médio da Unifor entra em campo para atender da melhor forma possível. Para facilitar a interface da Unifor e as escolas, foi criado o site do projeto, com informações de todos os programas.

Serviço:
Lançamento do projeto “Quero Ser Unifor”
Oficina “Orientação Profissional: um desafio para a escola”
Data: 31 de agosto de 2017
Hora: 8h30
Local: Sala C4
Link para inscrição: http://queroserunifor.unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3444

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *